08 Dicas para Desenvolver o Hábito de Estudar

Desenvolver um hábito é algo que parece fácil, mas é extremamente desafiador. Todos nós já temos alguma rotina específica, uma série de tarefas que precisamos executar no nosso dia a dia. E o desafio de desenvolver o hábito de estudar está exatamente nisso: Como incluir os estudos em nossa rotina?

E sobre isso que vamos falar neste artigo, vou abordar 8 dicas que podem te ajudar a desenvolver o hábito de estudar diariamente, sei que se você chegou até aqui, é porque deseja ir além nos seus estudos, e tenho certeza que essas dicas te ajudarão a alcançar seus objetivos.

Boa leitura!

#01 – Propósito

Como eu disse anteriormente, o desafio de estudar é conseguir tempo, em uma época que parece que ninguém tem mais tempo pra nada. Com certeza você se sente assim também, sufocado com tantas coisas pra fazer, sem contar o tempo que perdemos em coisas simples, como o deslocamento até o trabalho ou escola, filas… e até o tempo que perdemos por culpa nossa, como o tempo nas redes sociais.

A primeira dica para desenvolver o hábito de estudar é descobrir qual o propósito de estudar. Quanto mais forte for esse propósito, mas chances tem de você desenvolver a rotina nos estudos. Pois, você será motivado a conseguir um tempo, a encaixar os estudos na sua rotina diária.

Então? O que te leva a querer estudar? Um emprego melhor? Passar no vestibular? Conseguir uma certificação? Esses são os propósitos que enxergamos logo de cara, mas você devi ir além, e descobrir o que você vai realizar depois de alcançar seu sonho. Por exemplo, o propósito inicial pode ser a aprovação em um concurso, mas de você for além, poderá ter como propósito mais qualidade de vida para você e sua família, mais tempo livre…

Quanto mais forte for o seu propósito, mas fácil é criar o hábito.

#02 – Horário

Não sei se você já leu o artigo sobre o Como montar um planejamento de estudos, se não leu indico que você leia, pois é complementar ao que estamos vendo neste artigo. Porém, quero nesta segunda dica para desenvolver o hábito de estudar falar para você a importância de ter um horário de estudos.

Sei que não é fácil ter um horário fio para estudar, mas pelo menos no período de criação do hábito, você deve buscar um horário que você possa repetir todos os dias, e depois pode ter outros horários.

Encontre um horário na sua rotina, e estude!

#03 – Planejamento

O planejamento abre as portas para o hábito. Sentar para planejar não é um forte nosso. Sou a favor de que o planejamento fosse ensinado às nossas crianças na escola, pois ia facilitar muito para todos.

Te indico de coração a parar e a planejar seu dia a dia, por mais desafiador que seja. O planejamento vai te ajudar a identificar seus horários livres para estudar, o que você vai estudar, que parte dos estudos você vai estudar…Mais uma vez indico o artigo de planejamento ou o vídeo de Como Montar o Planejamento de Estudos Efetivo.

O planejamento abre as portas para o hábito. Não duvide, planeje!

#04 – Organização do Material

Seja o material físico ou eletrônico, organize tudo. Eu particularmente gosto muito de estudar em meios eletrônicos, tenho um tablet e um e-reader onde coloco meus livros, anotações (faço no word e salvo em pdf) e apostilas e vídeos. Quando comecei a estudar com materiais eletrônicos ficava tudo bagunçado (às vezes ainda fica J ) mas, fui melhorando a organização dos meus materiais e facilitou muito para eu desenvolver o hábito de estudar.

Organização é essencial, ela tira “um peso” da cabeça.

#05 – Local de Estudos

Muitas vezes queremos estudar em qualquer lugar, às vezes é preciso estudar em locais barulhentos, como dentro de ônibus… Mas, temos que ter o nosso local de estudos. E o que é importante ter nesse local?

  • Cadeira confortável: Uma cadeira tipo essas de escritório tá ótimo, pois elas são desenvolvidas para dar conforto na medida certa e também manter a postura, para evitar dores na coluna e no pescoço, se for estudar em uma poltrona, o resultado só vai ser um: DORMIR.
  • Mesa: Uma mesa com o espaço para você colocar seus materiais de estudo;
  • Iluminação: Compre uma lâmpada de led, vai deixar a iluminação ideal pra você;
  • Temperatura: Se possível regule a temperatura, eu moro em Petrópolis, um local que tem a temperatura muito boa J;
  • Barulho: O menor barulho possível..rsrs a vezes é difícil, várias vezes não pude gravar aulas porque o vizinho estava ouvindo música alta L, é bom também ouvir músicas para estudar, eu separei uma lista com músicas para ajudar nisso: Músicas para Estudar Concentrado.

O local faz muita diferença nos estudos.

#06 – Avalie sua Rotina

Avalie sua rotina atual. O que é possível você tirar para poder estudar mais? Tem algo que você faz que no momento, para alcançar seu sonho de aprovação, você precisa deixar de fazer?

Outra coisa em relação à rotina é criar um gatilho para dar um “Start” nos estudos. Eu faço assim, logo antes de começar a estudar eu tomo um café e faço uma oração, pedindo a Jesus para me ajudar a aprender de verdade.

Não estou dizendo que você tem que fazer isso, mas criei um hábito para iniciar o hábito de estudar… Um café e uma oração.

Você pode criar outros gatilhos, um que exija um ato e outro que seja emocional… tipo um café e uma música inspiradora…

Encontre o gatilho que vai disparar seus estudos!

#07 – Desafie-se

Uma coisa que funciona para o ser humano é o desafio! Crie desafios para que você consiga desenvolver o hábito de estudar. Uma dica é estudar por 21 dias.

Não sei se é verdade, mas tem muita gente que diz que quando fazemos algo por 21 dias, isto se torna um hábito. Para mim funciona, faça isso! Crie um desafio de estudar 21 dias seguidos em um determinado horário.

O desafio tem o poder de mover você!

#08 – Premie-se

Todo desafio tem que ser premiado.  Em cada desafio que você criar para te ajudar a desenvolver o hábito, crie um prêmio. Um jantar, um passeio…

E lembre-se dos prêmios finais, que são as conquistas que você vai conseguir quando alcançar seu propósito!

O prêmio é merecido para quem se dedica e vence os desafios!

Gostou desse artigo? Comente e compartilhe com seus amigos…

Gostaria de saber se você faz mais alguma coisa para desenvolver o hábito de estudar. Comente e melhore esse artigo.

Um abraço pra você e bons estudos!

About the Author Douglas Castro

Foi Bancário por 10 anos, aprovado duas vezes para o Banco do Brasil (5º lugar e 33º lugar) e uma vez para Caixa Econômica (12º lugar). Possui as Certificações Anbima CPA 10 e CPA 20, ensina sobre Mercado Financeiro, Conhecimentos Bancários e Certificações Financeiras desde 2010. Possui também a formação em Master Coach Financeiro pelo ICF. Graduado em Economia com Pós-graduações em Gestão de Pessoas e Gestão de Marketing. Atualmente trabalha como Professor, Consultor Financeiro (Empresarial e Pessoal), Coach e Analista de Marketing Digital.

follow me on:

Leave a Comment: