O Que Fazer Quando o Edital Não Sai? – 5 Dicas de Como se Manter Produtivo nos Estudos diante da Ansiedade

Se manter produtivo nos estudos diante de um cenário de incerteza é realmente um desafio. Concordo com essa afirmação que muitos alunos vêm me dizer. Recebo mensagens diariamente no e-mail e no What´s App perguntado se devem continuar estudando, ou se devem mudar de concurso. Muitas perguntas que demonstram um desânimo muito grande. Eu entendo isso perfeitamente. Nossa! Perdi as contas de quantas vezes eu desanimei profundamente e ainda desanimo.  🙂

Então como vencer a ansiedade? Como manter o controle dos nervos? Como segurar o estresse? Afinal de contas, ser aprovado em um concurso resolve boa parte de nossos problemas. Não é mesmo? E aí que o problema começa! Pois, queremos resolver essa parte complicada da vida que é trabalhar e ganhar nosso suado dinheirinho.

Deparamo-nos com um monte de notícias que nos desanimam. Ficamos em uma gangorra… Uma hora vai ter concurso. Vemos aquela notícia nos sites de notícias de concursos – Banco do Brasil – Edital em Breve. Aí, outra hora, uma notícia que esse ano não vai ter mais concursos. Bom… E de que isso adianta para nós? Tem uma frade de William George Ward que define bem esse momento:

“O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.”

Eu me considero alguém realista. Confesso que às vezes um pouco pessimista. O meu convite pra você através desse artigo é ajustar as velas. Sim! Vamos ser realistas e ajustar nossas velas, para que quando o grande dia chegar, estaremos  mais preparados do que nunca.

Boa Leitura!

#01 – Lembre-se do Motivo que te Levou a Começar a Estudar 

A primeira dica que eu quero deixar pra você é: lembre o motivo pelo qual você decidiu estudar para concursos, isso é essencial para se tornar cada vez mais produtivo nos estudos. Se você ainda não começou a estudar, mas tem o desejo de prestar um concurso público, escolha desde já motivos para fazer isso. Crie sua motivação. Não é uma tarefa difícil. Concorda? Está cada vez mais difícil conseguir um emprego que nos identificamos, e isso é possível em um concurso. Pois existem concursos para diversos cargos.

E você que já vem estudando? Recentemente fiz uma pesquisa com meus alunos, antes de desenvolver esse artigo, e a maioria demonstrou o mesmo problema para estudar. Desânimo, principalmente em saber se o edital vai sair ou não, e segundo cansaço gerado pela dificuldade de conciliar os estudos com a rotina pesada do dia a dia.

Como podemos nos manter motivados e produtivos?

  • Crie motivos fortes, aqueles que te fazem superar tudo! Todos nós somos capazes de criar esse tipo de motivação. Eu penso sempre na minha família e tudo aquilo que eu quero proporcionar a eles. Você, mais do que ninguém, sabe o que te faz ir além. Busque isso!
  • Deixe sua motivação em um local que você sempre se recorde. Procure lembrar todos os dias o motivo de estar estudando. Bateu cansaço? Bateu desânimo? Diga a si mesmo, eu preciso continuar por esse motivo!

#02 – Permita-se Relaxar e Seja Cada Vez Mais Produtivo

Esse é um ponto muito importante que temos que fazer. Precisamos a aprender a relaxar. Existe um conceito, muito usado por especialistas em produtividade, chamado de zona cinza. Que funciona da seguinte forma: Quando você está fazendo uma coisa está pensando em outra. Está no lazer, saiu com a família e sua cabeça só pensa em estudar. E às vezes tá estudando e só pensa em descansar.

Você precisa lutar com sua mente para não deixar ela te conduzir para essa zona cinza. Essa zona é de total improdutividade, você não faz nada bem, nem o lazer nem o estudo. Quando sentir que está acontecendo isso, diga para si mesmo que aquele momento é o do lazer e você deve aproveitá-lo.

E qual a melhor forma de não cair na zona cinza? Simples! Separe seu tempo de lazer, determine qual dia e horário vai fazer isso. Já fiz algumas sessões de coaching para concursos e um grande erro que encontro é a radicalidade dos planos de estudo. Muitas pessoas fazem um planejamento extremo, separando todo o tempo fora do trabalho para estudar. E quem não trabalha, estudando praticamente o dia todo. Isso não funciona, não somos máquinas.

Hora de relaxar é a hora de relaxar, hora de estudar é a hora de estudar!

#03 – Você está numa Maratona, Não uma Corrida de Velocidade

Somos de uma geração imediatista, não aguentamos esperar por nada. Queremos tudo na hora. E isso nos atrapalha muito nos estudos. Achamos que vamos aprender tudo de uma hora para outra e saímos “correndo” desesperados, querendo estudar tudo em só dia. Queremos aprender todas as matérias. Estudamos por horas. E no final, o que acontece? Desanimamos!

Começamos “correndo muito”, só que logo cansamos e paramos.

Um projeto de passar em um concurso é um projeto de vida. Não é algo que vai ser resolvido de uma hora pra outra. Acredito que um ano é um tempo excelente, mas pode ser em menos. Depende de cada um. Um material que pode te ajudar muito na preparação é o Guia Prático de Aprovação em Concursos – ele foi feito pelo professor Kalebe que já passou em 8 concursos Federais. Uma tremenda façanha. Rsrsr 😉 E o bom que ele compartilhou seu método através de um treinamento bem acessível. Se você quer saber mais, clique aqui.

Um corredor de 100m tem que correr muito rápido, pois tem um percurso de só 100m, já um maratonista precisa correr por uma longa distância, tem que manter uma velocidade constante e acelerar em alguns trajetos. Lembre-se disso, você é um maratonista. Precisa ser constante. Mas, vale uma hora de estudos por dia, do que estudar sete horas ininterruptas, em somente um dia.

A constância ganha o jogo.

#04 – Não abra mão da organização

Organização é algo que faz toda a diferença. Quando começamos a montar nosso plano de estudos, fazemos ele bem organizado, vai indo tudo muito bem, até que os dias vão passando e vira tudo uma bagunça. 😉  Sei como é. Sou extremamente desorganizado, luto todo dia para melhorar minha organização.

E toda vez que mantenho a organização nos meus projetos eles são super bem sucedidos. O ideal é ter um cronograma semanal, pois um cronograma mensal acaba sendo mudado, pois temos muitas coisas que acontecem de forma imprevista. Tire uma hora no domingo e organize sua semana seguinte.

Seja bem objetivo no que você vai fazer em cada hora, separe inclusive os tópicos que você vai estudar.

#05 – Não pare, pois é nesse ponto que muitos desistem!

A angústia de saber se o edital vai sair ou não, quando o edital vai sair… Leva muitos a entrar na procrastinação. Que é o tal do depois eu vejo isso. Ai vai ficando, ficando, ficando… Quando percebemos já não temos mais força e desistimos sem perceber. Se você continuar firme, você ficará cada vez mais produtivo.

E muitos desistem ao ouvir as notícias ruins. Pensam que estão desperdiçando seu tempo. Mas, temos que ser racionais. Para qual cargo queremos prestar o concurso? Por exemplo… O Banco do Brasil é um dos maiores bancos do mundo, e só contrata via concurso. Uma hora vai precisar contratar e as oportunidades surgirão.

Analise bem, com a cabeça fria, não deixe o calor das emoções te cegar.

Coaching de Concursos

Tenho acompanhado alguns alunos rumo ao sucesso através do coaching de concursos. O Coaching é um processo que leva ao Coachee (pessoa que passa pelo processo de Coaching) a alcançar seus objetivos de forma mais efetiva e com certeza se tornar mais produtivo nos estudos. Caso, você tenha interesse de participar do meu programa de Coaching me mande um e-mail para douglas@blog.profdouglascastro.com.br com o assunto: “Coaching de Concursos”, e terei o prazer de detalhar melhor.

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e faça comentários. Acredito que juntos crescemos mais. Aguardo seus comentários.

Abraços, e sucesso pra você!

About the Author Douglas Castro

Foi Bancário por 10 anos, aprovado duas vezes para o Banco do Brasil (5º lugar e 33º lugar) e uma vez para Caixa Econômica (12º lugar). Possui as Certificações Anbima CPA 10 e CPA 20, ensina sobre Mercado Financeiro, Conhecimentos Bancários e Certificações Financeiras desde 2010. Possui também a formação em Master Coach Financeiro pelo ICF. Graduado em Economia com Pós-graduações em Gestão de Pessoas e Gestão de Marketing. Atualmente trabalha como Professor, Consultor Financeiro (Empresarial e Pessoal), Coach e Analista de Marketing Digital.

follow me on:

Leave a Comment: