Oito Atitudes Mentais para Aprovação em Provas e Concursos

Neste artigo quero falar com você de oito atitudes mentais para a aprovação em provas e concursos. Acredito fielmente que vencemos ou perdemos qualquer batalha antes mesmo da batalha começar, pois vencemos e perdemos no nosso pensamento, na nossa mente.

A mente é um verdadeiro campo de batalha. Não duvide disso, se você preparar bem sua mente, você poderá ser aprovado em qualquer concurso, e aqui, quando digo preparar não estou dizendo os estudos em si, mas estou falando sobre atitudes.

Sim! Atitudes! Atitudes que moldarão todo o seu pensamento e te levarão a um nível mais alto na sua preparação. Podemos comparar nosso cérebro a um computador muito potente, de última geração, mas o que faz um cérebro ser melhor que o outro, ou melhor, o que tornar um computador melhor que o outro para o usuário? São os softwares que são instalados.

E hoje te convido a instalar oito novos softwares, que com certeza trará grande potência para essa incrível máquina que é nossa mente! Vamos juntos então baixar e instalar esses programas?

Atitude 1: -Evite usar a palavra a não, diga aquilo que você quer ao invés daquilo que você não quer

O uso da palavra tem um peso limitador muito maior do que imaginamos! Não duvide disso (rsrsrsr, usei NÃO de propósito) de forma geral sabemos aquilo que não queremos, mas temos dificuldade de dizer aquilo que queremos, faça esse exercício agora mentalmente, liste três coisas que você quer e três coisas que você não quer. O que nós não queremos é relativamente fácil, não queremos ficar sem dinheiro, não queremos ficar doentes, não queremos morrer…ao expressarmos as palavras nossa mente processa um comportamento e se usamos o não para nos limitar, nosso comportamento será de inferioridade.

E, além disso, usamos o NÃO como palavra limitadora em nossas atitudes, por exemplo, nos estudos:

  • Não consigo estudar essa matéria difícil;
  • Não tenho tempo para estudar;
  • Não acredito que eu possa ser aprovado;
  • Pra mim não dá, não consigo aprender;

Para corrigirmos essa programação, temos que usar palavras que transmitirão comportamentos positivos:

  • Vou conseguir estudar essa matéria difícil;
  • Quando eu me organizar, terei tempo para estudar;
  • Sim, eu posso ser aprovado;
  • Sim, eu posso aprender;

Existe uma frase muito conhecida, atribuída a Henry Ford, que diz:

“ Se você acredita que pode ou acredita que não pode, você está certo.”

Você consegue entender o ensinamento desta frase? O poder ou o não poder estar naquilo que acreditamos, e se eu acredito e digo que eu não posso aprender, de fato não vou aprender, mas se eu acredito e digo que vou aprender, de fato eu aprendo!

Atitude 2-Tire a palavra tentar da sua vida

A palavra tentar nos remete a possibilidade de fracasso, é uma palavra conformista, não transmite poder de conquista. Veja as frases e analise: Vou tentar estudar, vou tentar esse concurso, vou tentar dormi mais cedo…todas essas atitudes seguidas da palavra tentar deixam uma brecha enorme para o fracasso, e não é isso que queremos.

O que queremos são atitudes que nos deixam mais próximo do nosso objetivo: Vou estudar, vou ser aprovado, vou dormir mais cedo…

Enfim, não tente mais nada na sua vida. Vá e FAÇA! Realize, conquiste, construa!

Atitude 3- Evite usar a palavra mas, pois ela nega tudo que você já disse. Use o “e” pois ele significa soma!

A conjunção mas na nossa língua portuguesa, tem o poder de negar o que a frase anterior diz, por exemplo: Eu quero estudar, mas não tenho tempo. Ou, Eu quero aprender, mas não consigo.

A solução é usarmos outra conjunção, a conjunção e, que tem valor de somar! Eu quero estudar e vou conseguir tempo. Eu quero aprender e consigo.

Evite usar o poder negativo do mas.

Atitude 4-Troque seus problemas por desafios

Não use a palavra problema, esta palavra transmite incapacidade, como se fosse uma coisa que te limita e não pode ser resolvida. Muitas pessoas me procuram dizendo que tem problemas com o tempo, que não conseguem se organizar para estudar.

A atitude correta é enxergar isso como um desafio! Tenho um desafio de organizar meu tempo e vou superá-lo.

A partir de agora, encare todos os seus problemas como desafios que podem ser superados. Não deixe problemas limitar você, são apenas desafios que podem ser superados.

Para te ajudar na organização para concursos, criei um Infográfico bem prático, Clique Aqui e baixe gratuitamente.

Vamos avançar, continue comigo!

Atitude 5-Não há fracasso, só resultados

Essa é com certeza a principal atitude mental que temos que ter! É um dos principais pressupostos da PNL – Programação Neuro Linguística, não existes fracassos, o que existem são resultados!

Troque a palavra fracasso, pela palavra resultado!

Vamos analisar um exemplo pessoal meu, no meu primeiro concurso para o Banco do Brasil em 2009, meus resultados não foram aqueles que eu esperava, se eu tivesse enxergado aquilo como um fracasso, possivelmente não teria forças para continuar estudando.

Todo resultado gera um aprendizado e abre uma porta magnífica, a porta da oportunidade de mudar para alcançar novos resultados.

Se os resultados que você vem tendo na sua vida como um todo, analise aquilo que precisa ser mudado para alcançar um novo resultado, o resultado que você espera.

Quando, aos 22 anos comecei a trabalhar no Banco Itaú, comecei um processo de me alimentar muito mal, qual foi resultado que tive? De 73 kg fui para 98 kg. Este resultado não era o que eu queria, então precisei mudar para alcançar outro resultado, conseguindo emagrecer 18 kg. Um resultado que agora é satisfatório pra mim.

Atitude 6- Use a palavra quando ao invés de “se”

A palavra “se” é outra palavra que precisamos evitar, ela por si só, já transmite uma ideia de limitação. Quer ver um exemplo…Se eu passar naquele concurso, vou poder comprar minha casa… Agora veja: Quando eu passar naquele concurso, poderei comprar minha casa.

O “se” remete incerteza, pode acontecer ou não, já a palavra quando nos dá a certeza de que vai acontece, sendo somente uma questão de tempo.

Atitude 7- Evite a obrigação (devo, ter e preciso) Quero, decido e vou

As palavras: devo, tenho e preciso, nos remete há um peso da obrigação, e nós seres humanos não conseguimos agir corretamente quando temos o peso da obrigação nas nossas costas, nós fomos criados para sermos seres livres, e o uso dessas palavras nos remete que estamos sendo controlados por algo externo, e toda vez que colocamos esse tipo de peso sobre nós o resultado não será o que esperamos.

As palavras corretas para nos tirar esse peso são: quero, decido e vou, essas palavras são típicas de pessoas que são determinadas, que sabe o que querem e tem o comportamento de quem vence.

A partir de agora você dirá:

  • Eu decido passar neste concurso;

  • Eu quero aprender essa matéria;

  • Eu vou ser aprovado.

Atitude 8- Não coloque condições….evite os “ias” eu gostaria de passar…eu queria passar…

Comece a substituir o verbo no condicional pelo verbo no presente, pois o verbo no presente transmite poder. Veja o exemplo…Eu queria aprender matemática financeira.. (Fica a pergunta: Queria? Não quer mais não? Rsrs) O melhor a dizer é: Eu quero aprender matemática.

Procure sempre usar o verbo no presente evite os “ias” que transmitem condição.

Conclusão

Sua mente está sendo programada pra vencer, para ser alguém determinado que sabe onde quer chegar. E isso é percebido no nosso vocabulário, na forma que expressamos as palavras. Na Bíblia, no Livro de Mateus Jesus diz que a boca fala daquilo que o coração está cheio, e na Bíblia o coração é símbolo da mente, então podemos dizer que nossa boca fala daquilo que nossa mente esta cheia, expressando nossas atitudes através de palavras.

Tenho certeza que ao usar essas nove atitudes mentais sua mente será reprogramada para um novo nível!

Vamos juntos reprogramar nossa mente?

Conte comigo sempre e fico esperando seu comentário nesse artigo para que possamos crescer juntos. Fique a vontade para compartilhar este artigo em suas redes sociais.

Caso você deseje, ouça o PodCast deste artigo!

 

Até a próxima!

About the Author Douglas Castro

Foi Bancário por 10 anos, aprovado duas vezes para o Banco do Brasil (5º lugar e 33º lugar) e uma vez para Caixa Econômica (12º lugar). Possui as Certificações Anbima CPA 10 e CPA 20, ensina sobre Mercado Financeiro, Conhecimentos Bancários e Certificações Financeiras desde 2010. Possui também a formação em Master Coach Financeiro pelo ICF. Graduado em Economia com Pós-graduações em Gestão de Pessoas e Gestão de Marketing. Atualmente trabalha como Professor, Consultor Financeiro (Empresarial e Pessoal), Coach e Analista de Marketing Digital.

follow me on:

Leave a Comment:

2 comments
Add Your Reply