Os 10 Hábitos dos Estudantes Altamente Eficazes

A chave para se tornar um estudante altamente eficaz está em aprender a estudar de forma inteligente, e não de forma dura. Isto tem se tornado cada vez mais uma verdade, conforme cada vez mais avançam os projetos educacionais. E o que seria então estudar de forma mais inteligente para ser altamente eficaz? Seria conseguir aprender estudando duas ou três horas por dia, aquilo que geralmente se levaria 6 horas ou mais para estudar.

Uma pequena minoria consegue ser capaz de estudar de forma muito eficaz sem ter um método ou técnicas de estudos. A grande maioria, pensa que é necessário estudar por longos períodos para ter êxito no aprendizado. No entanto, cada vez mais estudantes têm buscado aplicar as melhores técnicas para desenvolver os hábitos de estudo mais eficazes.

Neste artigo você conhecerá os 10 melhores hábitos de estudo usados por estudantes altamente eficazes de todo o mundo.  E acredito que se você chegou até esse artigo, é porque você deseja se tornar um estudante bem sucedido, não é mesmo? Então fique comigo até o final deste artigo. Aprenda os 10 hábitos, e trabalhe duro para aplicá-los em sua rotina de estudos.  Não desanime, não desista e você verá o seu conhecimento e capacidade de aprender aumentar significativamente. Boa Leitura!

#01 – Não tente aprender tudo de uma só vez

Já é tarde da noite e você lutando com o sono e cansaço para tentar estudar mais? Se isso é uma verdade para você está na hora de uma mudança. Os estudantes bem sucedidos tem horário para dormir e acordar, e fazem seus estudos em curtos períodos de tempo, dividindo e organizando bem. O que os diferencia dos demais é que são constantes. Estudam todos os dias nos horários programados.

Hábito #01 – Pequenas seções diárias de estudos! Constância que faz a diferença.

#02 – Planeje bem os seus estudos

Os estudantes bem sucedidos e que geralmente conseguem as melhores posições nos concursos e as melhores notas nas provas desenvolvem horários específicos para os estudos durante a semana. Pode até parecer que estou sendo repetitivo, mas não. É que é realmente importante ter horários específicos que são repetidos semanalmente. Pois assim, se tornará um hábito. Neste planejamento é essencial separar o que vai ser estudado. Lembre-se sempre de separar tempo para teoria, questões e revisões.

Hábito #02 – Separe horários específicos e planeje o que será estudado.

#03 – Estude a mesma quantidade de tempo

Além de desenvolver um planejamento efetivo de estudos, é importante criar hábitos de estudo diário e consistente. O que eu quero dizer com isso? Se for estudar duas horas por dia, estude todos os dias duas horas. Dessa forma, você terá praticamente a mesma hora de estudo semanal e mensal. E estudar se tornará um parte regular da sua vida. Assim como, escova os dentes todos os dias ;). Faça isso e você verá que se tornará cada vez mais mental e emocionalmente preparado e cada sessão diária de estudo se tornará mais produtiva.  Se por algum motivo não puder estudar em um dia, não tem problema, volte o mais rápido possível para sua rotina diária de estudos.

Hábito #03 – Estude diariamente até que se torne um hábito.

#04 – Crie um objetivo para cada sessão de estudo.

Todas as empresas bem sucedidas estabelecem metas para os seus colaboradores. E isto deve ser feito também nos seus estudos. Estabeleça metas do tipo: Aprendizado de conceitos, memorização, acertos em questões. Enfim, conforme o concurso que você deseja fazer, vá estabelecendo metas que te ajudam a saber se você está sendo bem sucedido ou não.

Hábito #04 – Use o poder das metas nos seus estudos.

#05 – Nunca procrastine seus estudos planejados

Quem nunca deixou para o “dia seguinte” aquele estudo que estava programado? É muito fácil e comum adiarmos nossas sessões de estudo. Às vezes por falta de interesse no assunto, as tais matérias chatas ou tópicos mais difíceis de aprender.  O péssimo hábito de procrastinar leva a dois efeitos bastante negativos: 1- seu estudo fica menos eficaz, aprendendo menos do que você precisa, e 2- te levará a querer compensar nas próximas sessões de estudo o que ficou pra trás, e estudar com pressa não presta.

Hábito #05 – Não deixe para estudar amanhã, aquilo que você tem que estudar hoje. 😉

#06 – Comece seu estudo pela matéria que você tem mais dificuldade

Pode acreditar! Assim que começamos a estudar nosso cérebro está mais descansado e propício a aprender algo mais complexo. Vamos imaginar que você estude três horas por dia. E programou uma matéria para cada hora. Qual seria a melhor forma? Começar com a matéria que você tem mais dificuldade de aprendizado. Assim, você consegue ter a mesma eficácia em aprender todas as três disciplinas.

Hábito #06 – O difícil vem primeiro!

#07 – Faça questões e monitore seus resultados

Faça ao menos três vezes por semana, sessões de questões. Mesmo que você estude duas horas por dia, faça uma hora de questões, três vezes por semana, tendo ao menos três horas para resolver questões por semana. Ao final de cada bateria de questões anote seu aproveitamento percentual, (divida o número de acertos pelo total de questões) e também anote o tema das questões que você errou e anote em um lugar específico de “assuntos a serem revistos”. Por exemplo, você errou uma questão de conhecimentos bancários sobre a CVM, anote o tópico “CVM” e no dia de  fazer as revisões, comece revendo os assuntos que você errou.

Hábito #07 – Monitore seus resultado e evolua sempre.

#08 – Não se distraia enquanto estiver estudando

É quase impossível não nos distrairmos atualmente. Temos o hábito de responder prontamente todas as mensagens no Whats App e no Facebook. Sem contar que as vezes nos distraímos em nossos pensamentos, começamos a estudar e a cabeça só pensa em outra coisa. Por isso, é essencial que tenhamos um ambiente sem ruídos, com um espaço confortável e boa iluminação. Desligue seu celular e  se for estudar no computador, não abra o Facebook.

Eu separei uma sequência de músicas para estudar, elas ajudam muito na concentração. Eu sempre estudo usando estas músicas e até trabalho ouvindo elas. Me ajuda bastante. Elas estão no YouTube e você pode acessar clicando aqui.

Hábito #08 – Foco nos estudos, lute contra as distrações.

#09 – Use grupos de estudos

Estudar em grupo é bom. Acontece muito de você ter uma dúvida e um colega ter a resposta. O Facebook tem vários grupos de estudos que podem te ajudar muito. Procure sempre participar de grupos com dúvidas e conteúdos. Para os meus alunos que estão se preparando para o próximo concurso do Banco do Brasil eu criei um grupo no Facebook. Se você deseja participar basta solicitar clicando aqui.

Hábito #09 – Participe e colabore em grupos de estudos.

#10 – Use o fim de semana para fazer revisões

No fim de semana geralmente temos um tempo a mais. Caso você tenha esse precioso tempo, acrescente um tempo a mais de estudo para fazer revisões. Lembre-se de primeiro fazer as revisões dos tópicos que você errou nas questões. Você verá que na próxima semana seu aproveitamento nas questões vai melhorar consideravelmente.

Hábito #10 – Fim de semana chegou! É hora de revisar…

O que você achou desses 10 hábitos? Eles foram extraídos de um site americano especializado e eu concordo totalmente com eles. Comenta aí o que você achou. Ok?

Se você quer saber mais sobre como melhorar seus estudos, e montar um plano de estudos vitorioso, clique nesse link e assista uma aula do Prof. Renato Alves, ele é campeão em técnicas de memorização e preparação nos estudos.

Abraços e sucesso pra você!

Fonte: http://www.educationcorner.com/habits-of-successful-students.html

About the Author Douglas Castro

Foi Bancário por 10 anos, aprovado duas vezes para o Banco do Brasil (5º lugar e 33º lugar) e uma vez para Caixa Econômica (12º lugar). Possui as Certificações Anbima CPA 10 e CPA 20, ensina sobre Mercado Financeiro, Conhecimentos Bancários e Certificações Financeiras desde 2010. Possui também a formação em Master Coach Financeiro pelo ICF. Graduado em Economia com Pós-graduações em Gestão de Pessoas e Gestão de Marketing. Atualmente trabalha como Professor, Consultor Financeiro (Empresarial e Pessoal), Coach e Analista de Marketing Digital.

follow me on:

Leave a Comment: