Como Montar um Planejamento de Estudos para Concursos Efetivo em 8 Passos

Tenho dado aulas desde 2010. E uma coisa que percebi no decorrer destes anos foi que muitos alunos não conseguem atingir seus objetivos por falta de organização. Planejamento não é uma coisa que aprendemos na escola, mas deveríamos aprender. Com certeza facilitaria muito nossas vidas se já tivéssemos habituados a nos planejar.

Atualmente, com meus alunos de concursos e certificações, a queixa que mais recebo é exatamente a mesma de sempre! “Não consigo me organizar para estudar…” / “Não consigo fazer um planejamento legal” ou “Fiz um planejamento e não consigo cumprir.

 Neste artigo vou ensinar como montar um planejamento de estudos efetivo em 8 passos usando o método do ciclo de estudos. Esse é o método que venho usando desde que comecei a estudar para concursos, há muito tempo atrás. Rsrsr É baseado no livro do mestre William Douglas, considerado o maior expert em aprovações em concursos.

Além deste artigo, gravei um vídeo explicando o método e fazendo uma demonstração de exemplo, vou deixar o vídeo no final do artigo. Se você gostar, peço sua colaboração de compartilhar este artigo e o vídeo nas suas redes sociais. E também espero seus comentários…Preciso saber se este trabalho tem sido útil pra você ou não. Ok?

Ahh…mais um detalhe super importante, para que você possa montar um planejamento, deve usar uma planilha que estou disponibilizando para Download.  Basta Clicar Aqui para baixar. Agora sim, vamos lá!

Passo #01 – Preencha a Planilha com seus Horários habituais

Esta planilha está dividida em duas abas. Na primeira Aba você encontrará um quadro de horário que deverá ser preenchido com todos os seus horários habituais. Isto é, preencha com sua rotina diária.

Objetivo: Identificar todos os seus horários livres para estudar.

Importante: Deixe horários para o lazer e atividade físicas já preenchidos nessa fase, ninguém é de ferro. E pode acreditar, tanto o lazer como a atividade física vão acelerar seu processo de aprendizagem, aumentando sua produtividade nos estudos.

E o que seria produtividade no estudos?

É a capacidade de aprender mais com menos esforço. Basicamente isso.

Então, se você pode estudar menos e produzir mais, por que não fazer? Mas, esse será um assunto que abordarei com mais detalhes futuramente.

Vamos voltar a nossa planilha… A imagem abaixo nos ajuda a preencher a planilha.

Como-montar-um-planejamento-de-estudos-para-concursos-01

Passo #02 – Preencha os horários livres com a palavra estudar

Essa etapa é bem simples. Basta preencher com a palavra estudar todos os horários livres que você identificou.

Ponto Importante: Não preencha com as matérias que você vai estudar, isso não será feito nesta primeira Aba.  A maioria dos planejamentos de estudos acaba não se tornando efetivos por exatamente fazerem isso. Criando um programa rígido que não é possível de ser cumprido.

Como-montar-um-planejamento-de-estudos-para-concursos-02

Passo #03 – Montando seu Ciclo de Estudos

Falo isso de coração: Não vejo método melhor do que o do Ciclo de Estudos que estou apresentando aqui. Não foi desenvolvido por mim, me inspirei no Livro do William Douglas, como eu disse anteriormente, eu fiz pequenas adaptações e montei a planilha, baseada em um modelo disponibilizado pelo Excel.

Esse é o método que provavelmente vou usar para o resto da minha vida. Depois que comecei a usar consegui meus melhores resultados.

Vamos à parte prática: clique na segunda aba da planilha: “Ciclo de Estudos”

A primeira coluna deve ser preenchida com todas as matérias do concurso seguindo o seguinte critério:

  1. Matéria de maior peso no Edital
  2. Matérias com maior dificuldade de aprendizado
  3. Matérias com maior facilidade de aprendizado
  4. Matérias de Suporte (leituras em geral, atualidades)

Dica: Se você já havia baixado essa planilha anteriormente no meu site, faça o download novamente, fiz uma pequena modificação. Ou você pode incluir a coluna “Tipo” como terceira coluna, conforme a imagem abaixo.

Essa coluna servirá para você fazer a classificação das matérias acima. No vídeo eu sugiro um esquema de cores, mas acredito que dessa forma aqui fica melhor. Basta colocar a letra correspondente aos critérios acima. Se a matéria corresponder a mais de um critério, coloque uma letra seguida da outra.

Como-montar-um-planejamento-de-estudos-para-concursos-03

Passo #04 – Dividindo o Tempo entre as Matérias

Esse passo é muito importante, o objetivo é garantir que você estude todas as matérias do concurso, só assim o seu planejamento vai ser efetivo. Como então devemos dividir as matérias:

  • Faça blocos de estudo com pelo menos uma hora para os critérios “C” e “D”, que já foram separados por você no critério anterior;
  • Para os critérios “A” e “B” faça blocos de estudo com duas horas;
  • Estude pelo menos uma vez por semana cada matéria.

Dica: Caso não seja possível estudar o tempo que sugeri acima, reduza pela metade cada bloco, sendo uma hora para os critérios “A” e “B” e meia hora para os critérios “C” e “D”.

Passo #05 – Estudando Conforme o Ciclo

O que nós acabamos de fazer até o Passo #04 foi montar nosso planejamento de estudos e o ciclo de estudos. O que você precisa fazer agora é estudar conforme o ciclo. Bem simples. Não é mesmo?

Pergunta: Devo preencher as matérias na primeira Aba: Quadro de Horários? Não. Ali é para você saber que hora de estudar, o que você vai estudar vai depender da matéria do ciclo.

E essa é a grande vantagem do ciclo de estudos! Caso você tivesse preenchido na primeira planilha uma matéria importante e surgisse um imprevisto, você deixaria de estudar aquela matéria na semana, ou teria que perder tempo planejando tudo outra vez.

Com o Ciclo de Estudos isso não é preciso, se você deixar de estudar em algum dos horários previamente planejados, basta no horário seguinte você estudar a matéria da vez no ciclo, mantendo a ordem e a importância de cada matéria. É realmente perfeito este método. Concorda?

Passo #06 – Marque seu Ponto de Retorno

Para facilitar ainda mais na organização dos estudos, você pode usar a quarta coluna da Aba Ciclo de Estudos: “Ponto de Retorno” para você saber exatamente aonde você deve retornar naquela matéria. Exemplo: página 15, Aula 01, PDF 02…

Passo #07 – Marque a Próxima Matéria a ser Estudada

Marque na quinta coluna “Ciclo” com um (x) qual vai ser a próxima matéria a ser estudada. Isso é importante para não se perder e não ficar com isso na cabeça. Coloque na cabeça só o importante.

Dica: Rode no ciclo de estudos, não fique escolhendo a matéria conforme sua preferência, mas sim conforme o planejamento, para garantir que seja efetivo.

Passo #08 – Inclua e Faça Revisões Periódicas

Ponto importante para garantir o aprendizado. Sempre faça revisões periódicas. Durante o estudo, vá fazendo resumos que vão ser usados nas revisões.

Dica: Faça questões conforme parte dos estudos, isto é, como se tivesse estudando a teoria, porque de fato você está estudando a teoria através das questões.

Me diga o que você achou deste artigo? E não se esqueça de compartilhar com seus amigo.

Até a próxima!

Vídeo do Artigo:

About the Author Douglas Castro

Foi Bancário por 10 anos, aprovado duas vezes para o Banco do Brasil (5º lugar e 33º lugar) e uma vez para Caixa Econômica (12º lugar). Possui as Certificações Anbima CPA 10 e CPA 20, ensina sobre Mercado Financeiro, Conhecimentos Bancários e Certificações Financeiras desde 2010. Possui também a formação em Master Coach Financeiro pelo ICF. Graduado em Economia com Pós-graduações em Gestão de Pessoas e Gestão de Marketing. Atualmente trabalha como Professor, Consultor Financeiro (Empresarial e Pessoal), Coach e Analista de Marketing Digital.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply