Sete erros ao se preparar para um concurso público

lapis

Olá! Tudo bem? Resolvi escrever este artigo após observar alguns alunos e dúvidas de outros. Percebi que existem muitos erros que o estudante comete durante o processo de preparação. Hoje quero te apresentar sete erros comuns, isto é, aqueles que acontecem na maioria dos casos. Sim, existe um padrão de erros, que são os sete erros ao se preparar para um concurso público ou prova que nós já vamos conhecer.

Cada dia que estudo, mais percebo que a preparação é essencial para o sucesso. Mas, como se preparar adequadamente? Será que não temos cometido erros que poderiam ser facilmente evitados? A melhor forma de não cometer erros é conhecê-los. Vamos lá então?

 

cancel-1174809_640

 

Erro #1- Atirar para todos os lados

 Você viu o filme Sniper Americano? Ou o resgate do soldado Ryan? O ponto que eu quero chamar a atenção é. O Sniper ou atirador de elite é muito valorizado pela precisão que ele tem ao atirar. Ele consegue acertar um alvo a distância quilométrica. O estudante de Concurso tem que ser um atirador de elite! Precisa escolher qual ramo de concurso quer estudar. Por exemplo, vi alunos meus que queriam fazer concurso da Caixa e do Banco do Brasil, mas também queriam tribunais, IBGE, INSS, Prefeituras… enfim, é só abrir um concurso que ele se inscreve e “tenta” encaixar mais matérias na sua programação de estudo.

Resultado: Estresse, sensação de fracasso, desistência de estudar. A tentativa de dar conta de tudo torna quase impossível ter sucesso no processo de estudo, o estudante gasta dinheiro com um monte de materiais de vários concursos, não consegue se preparar adequadamente para nenhum, parece alguém com uma metralhadora atirando para todos os lados e não acerta ninguém.

Solução: Escolha um concurso, ou concursos por áreas similares. Se escolher Banco do Brasil, poderá fazer Caixa Econômica e outros bancos, dependo da Região que estiver, como Banrisul no Sul, Banco da Amazônia e outros. Ou se escolheu Tribunais, foque em concursos de outros Tribunais, o segredo aqui é escolher concursos em que as disciplinas cobradas sejam as mesmas ou similares.

 

cancel-1174809_640

 

Erro #2 – Falta da mentalidade correta

Abordamos um pouco desse assunto no artigo: Oito Atitudes Mentais para Aprovação em Provas e Concursos. O que seria a falta da mentalidade correta? O primeiro ponto que quero destacar aqui, são pessoas que acreditam que podem ir fazer o concurso pensando… “ah, vai que eu passo? De repente dou uma sorte!”  Ou pensam assim… “acho que se eu estudar um pouco já passo…” ou “se eu passar tá bom, mas se eu não passar, fazer o que???”… São estudantes que não programam sua mente para aprovação. Tem pensamentos derrotados, ou conformistas.

Resultado: Muitas vezes nem chegam a fazer a prova e quando vão, acabam realmente não passando. Pois programaram sua mente para isso. Se pensamos que não podemos realmente não podemos.

Solução: Programe sua mente para aprovação! O Cérebro é uma máquina de conseguir solução, basta dar o estímulo certo. Determine: Vou passar! Pergunte-se: O que eu preciso para passar no concurso? Como ser aprovado nesta prova? Você experimentará um mar de soluções se abrir diante de você. Seu nível motivacional aumenta, e você começa buscar como alcançar sua meta de aprovação. Estar lendo este artigo, já mostra que você está interessado em fazer o correto e ser aprovado. Pois está buscando solução para não cometer erros.

 

cancel-1174809_640

Erro #3 – Não conhecer o Edital anterior e a Banca organizadora

 Por incrível que pareça, muita gente não lê o edital por completo, às vezes lê só o conteúdo programático, que são as disciplinas que serão cobradas, às vezes não leem nada. 🙂 rsrsr

O Edital é o instrumento que rege o concurso, tem todas as regras, as matérias de maior peso, todo o calendário, enfim, tudo mesmo sobre o concurso pretendido. Só poderão ser cobrados itens que ali estejam, e também as regras e critérios de aprovação.

Conhecer a banca também é essencial, durante o aprendizado é importante fazer questões de todas as bancas organizadoras dos assuntos que serão cobrados, mas conhecer o estilo da Banca específica que organizará o próximo concurso é questão de vida ou morte.

Resultado: o candidato até vai fazer a prova, mas por não conhecer o Edital, não sabe o que realmente é importante e mais relevante, quando chega no momento da prova, ele percebe o despreparo e sofre as consequências.

Solução: Leia todo o Edital, destaque e anote os pontos importantes como, as datas, as disciplinas de maior peso, a fórmula de cálculo para aprovação. E quanto a Banca, a melhor forma de conhecer o Estilo é buscar questões elaboradas por ela, da mesma disciplina em Concursos Anterior. Como? Google! Exemplo: Questões Cesgranrio Sistema Financeiro Nacional. Assim você encontrará todas as questões elaboradas pela Banca Cesgranrio sobre o tema Sistema Financeiro Nacional.

 

cancel-1174809_640

 

Erro #4 – Estudar material ruim e/ou desatualizado

Não sou contra quem compra apostilas de banca, mas não é minha indicação. Se comprar, saiba que elas servirão de material de apoio e complementar. Vai ser necessário muito mais do que isso.

Resultado: A pessoa compra apostila da banca de jornal e acha que tudo que precisa para passar está ali. Ela não consegue aprender e entender, e vem uma frustração muito grande, o que leva na maioria das vezes à desistência.

Solução: Se for comprar apostila de banca, pesquise antes no Google sobre a procedência. Organize-se, detalhe o conteúdo programático no Edital e pesquise na Internet, você encontrará conteúdo muito bom. Procure saber a procedência do professor, procure por resultados. Falo com humildade, mas me considero alguém que pode falar sobre Provas e Concursos, já fui aprovados em várias provas e concursos, principalmente da área bancária. Procure sempre aprender com quem tem resultado, isso vale em tudo na vida!

 

 

cancel-1174809_640

 

Erro #5 – esperar o edital sair para começar a estudar

Esse erro tem que ser evitado desde já! Não dá pra esperar sair o edital para começar a estudar. Concurso é um desafio de médio a longo prazo, requer planejamento, requer preparo. É quase impossível ser aprovado quando se inicia um processo de estudo após o edital.

Resultado: Um número grande de estudantes comete esse erro, o que acontece é que a pessoa passa um tempo de dois a três meses extremamente focado, chega na prova confiante, mas a aprovação não vem, pois houve pouco tempo de preparo.

Solução: Escolha desde já a área que você quer e comece a se preparar, não espere estar estampado na capa da Folha Dirigida… “EDITAL LANÇADO” para começar a estudar. Você pode ser organizar desde já baseado no último edital lançado deste mesmo concurso. Dessa forma, quando o edital for lançado, não terá problemas para estudar as mudanças que vierem, pois já terá construído um conhecimento sólido.

Eu desenvolvi um infográfico para organização nos estudos para provas e concursos, clique aqui e visite a área do site Arquivos e baixe agora. Ah, você também pode baixar lá o meu E-book: Sete Passos para Aprovação em Provas e Concursos, no mesmo lugar no site.

cancel-1174809_640

 

Erro #6- Não fazer anotações e questões

Um dos segredos para ter sucesso em provas e concursos consiste em elaborar anotações, resumos, esquemas e mapas mentais. Essas ferramentas de aprendizado fazem com que o nosso cérebro aumente o poder de aprendizado, garantido que não teremos problemas para lembrar daquilo que estudamos no momento da prova.

Realizar questões de concursos anteriores é a forma que entendo ser a melhor para aprender. Primeiro porque muitas questões se repetem, tendo apenas pequenas alterações. Se você é meu aluno do Curso Começando do Zero para o Banco do Brasil, já aprendeu isto nas aulas de questões. E segundo, que ninguém aprende jogar futebol treinando basquete. Logo, se você vai fazer uma prova que tem questões, você tem que fazer o máximo de questões. E marcar muitos gols no “jogo do concurso”.

Resultado: Muitas pessoas não fazem suas anotações e esquemas de resumo, ficam com apostilas e/ou vídeos, levando a um baixo aproveitamento no momento da prova.

Solução: Busque aprender como fazer resumos, como melhorar seu processo de memorização. Assim você terá mais chance de se dar bem na prova. Quanto às questões faça todas que puder.

Se você ainda não viu a aula gratuita do Renato Alves: Quatro Erros Graves nos Estudos termine a leitura do artigo e veja gratuitamente, basta informar seu nome e seu E-mail, mesmo se você já se inscreveu na minha lista. Clique aqui e assista gratuitamente.

 

cancel-1174809_640Erro #7- Ambiente prejudicial

Ter um ambiente correto para estudar faz toda a diferença. Nunca se deve estudar sentado em um sofá confortável ou na cama, inevitavelmente você vai dormir. Hehehe 😉

Estude em uma mesa com uma cadeira que permita manter a postura. Garanta boa iluminação e temperatura agradável, ninguém consegue estudar bem com muito calor ou com muito frio. Leve todo o material que você vai usar, como o lápis, folhas, livros…evite interrupções.

E um ponto muito importante, que tem feito muita diferença quando eu estudo é ouvir uma música propicia para estudo. Existem músicas que “sintonizam” o cérebro, aumentando a concentração e foco. Melhorando consideravelmente a produtividade e o aprendizado.

Separei para você sete dessas músicas no meu canal do YouTube, basta acessar e colocar um fone, você não precisará da imagem, somente do áudio.

São sete opções que estou disponibilizando inicialmente, duas opções  para uma hora de estudo, duas opções para duas horas de estudo e três opções para três horas de estudo. E uma opção com ondas alfas bi neurais,porém todas as opções com o mesmo propósito: evitar distrações e aumentar a concentração.

Bom que você ainda pode usar as músicas como controle do tempo. Recomendo evitar mais do que três horas ininterruptas de estudo, faça pausas e se alimente bem, isso também é essencial.

Abaixo o link para as músicas:   violao teclado

fone  Estude concentrado por uma hora:

-Opção 1: Clique aqui:

-Opção 2: Clique aqui:

fone 2Estude concentrado por duas horas:

-Opção 1: Clique aqui:

-Opção 2: Clique aqui:

musicEstude Concentrado por três horas:

-Opção 1: Clique aqui:

-Opção 2: Clique aqui:

songConcentração máxima para o Estudo – Ondas Alfas

-Clique Aqui

 

Finalizamos aqui! Ah! Seus comentários são motivos de honra pra mim! Fico aguardando. É baseado em sua opinião que procuro desenvolver o trabalho.

Tenho recebidos muitos e-mails e mensagens no What´s App, fico aguardando os comentários aqui, para que mais pessoas possam interagir.

Até a próxima!

About the Author Douglas Castro

Foi Bancário por 10 anos, aprovado duas vezes para o Banco do Brasil (5º lugar e 33º lugar) e uma vez para Caixa Econômica (12º lugar). Possui as Certificações Anbima CPA 10 e CPA 20, ensina sobre Mercado Financeiro, Conhecimentos Bancários e Certificações Financeiras desde 2010. Possui também a formação em Master Coach Financeiro pelo ICF. Graduado em Economia com Pós-graduações em Gestão de Pessoas e Gestão de Marketing. Atualmente trabalha como Professor, Consultor Financeiro (Empresarial e Pessoal), Coach e Analista de Marketing Digital.

follow me on:

Leave a Comment:

6 comments
Add Your Reply